História

04.03.2021

 

Fundação

Criado pela lei nº 1.039, de 12 de dezembro de 1953, surgiu o distrito de Frei Inocêncio. No princípio, fazia parte do município de Itambacuri, com apenas o pequeno povoado chamado Fazenda Suassuí. Foi o Dr. João de Souza Lima, juntamente com o prefeito de Itambacuri, Sr. Lauro Lopes da Silva, que alcançaram do Estado que o povoado se chamasse Frei Inocêncio.

 

Mais tarde, pela lei nº 2.764, de 30 de dezembro de 1962, deu-se a emancipação. O até então distrito foi elevado à categoria de município, desvinculando-se do de Itambacuri.

No dia 2 de março de 1963 o Município foi instalado. Comemora-se, nessa data, o Aniversário da Cidade.

 

Nome do Município

Na ponte Suassuí, em Frei Inocêncio, o então frei de nome Inocêncio vindo a cavalo de Bonito, celebrou a primeira Missa no dia 13 de maio de 1945. Na ocasião, fez 30 batizados e 4 casamentos, como também muitas confissões e comunhões. A ponte era o limite também da diocese, naquela época, de Araçuaí com a de Governador Valadares. Como foi dito acima, o Dr. João de Souza Lima e o Prefeito de Itambacuri, Sr. Lauro Lopes da Silva, conseguiram junto aos representantes do Estado que o povoado se chamasse Frei Inocêncio.

 

Prefeitos

A instalação do Município de Frei Inocêncio deu-se oficialmente no dia 2 de março de 1963. Como não havia ainda prefeito eleito, assumiu a administração municipal, por ato do Governador do Estado, o Sr. Sílvio Alves Martins, na condição de interventor. Exerceu suas funções durante os seis meses seguintes, ou seja, até o dia 1 de setembro de 1963. A eleição municipal realizada nesse período deu como eleito o Sr. Ananias Ferreira Dias, comerciante varejista e atacadista. Natural de Senhor do Bonfim (BA). Foi o primeiro a assumir o cargo de Prefeito Municipal de Frei Inocêncio e, portanto, o primeiro a gerir os destinos políticos deste Município. Pouco antes, nas eleições de 1962, quando ainda o distrito de Frei Inocêncio fazia parte do de Itambacuri, havia sido ele eleito vereador, compondo a Câmara Municipal de Itambacuri, até eleger-se prefeito do novo município de Frei Inocêncio. Eis a relação completa dos prefeitos que exerceram mandatos.

 

00 – Silvio Alves Martins – Interventor.

01 – Ananias Ferreira Dias (1963 – 1966) / Vice-prefeito: Geraldo José de Magalhães.

02 – Pedro Lima de Almeida (1967 – 1970) / Vice-prefeito: Segismundo Brasileiro Passos.

03 – Segismundo Brasileiro Passos (1971 – 1972) / Vice-prefeito: Abel Passos Lima

04 – Pedro Lima de Almeida (segundo mandato) (1973 – 1976) / Vice-prefeito: Genaro Freitas de Araújo.

05 – José Pedro da Silva (1977 – 1982) – O Cabralinho, que faleceu num acidente automobilístico, em pleno exercício do mandato. O Vice-prefeito: João Moreira Antunes assumiu em setembro de 1982 e concluiu o mandato.

06 – Lourival Lourenço Ferreira (1983 – 1988) / Vice-prefeito: Artur Cirino da Conceição.

07 – José Geraldo de Mattos Bicalho (1989 – 1992) / Vice-prefeito: Sinval Dias de Araújo.

08 – Barôncio Bezerra Cabral (1993 – 1996) / Vice-prefeito: Nenito Alves Rocha.

09 – José Eduardo Vieira (1997 – 2000) / Vice-prefeito:José Sudário dos Santos.

10 – Barôncio Bezerra Cabral (segundo mandato) (2001 – 2004 ) / Vice-prefeito: José Sudário dos Santos.

11 – Oliver Madeira Bicalho (2005 – 2008) / Vice-prefeito Geraldo Nogueira de Almeida.

12 – Carlos Vinício de Carvalho Soares (2009 – 2012 ) / Vice-prefeito: Geraldo Nogueira de Almeida.

13 – Carlos Vinício de Carvalho Soares (2013 – 2016 ) / Vice-prefeito: Erotides Araújo de Oliveira Filho – Cassados pela quarta vez em definitivo pelo TSE em 3 de novembro de 2015, assumindo o cargo: José Geraldo de Mattos Bicalho (segundo mandato) e Valdivino Soares Campos.

14 – José Geraldo de Mattos Bicalho (terceiro mandato) (2017 – 2020) / Vice: Valdivino Soares Campos.

 

Bairros

Carinhosamente apelidado “Frei” por seus moradores, situa-se à margem do rio Suaçuí Grande, e é beneficiado com a Rodovia BR 116 facilitando a sua integração com Governador Valadares, a apenas 35 quilômetros de distância. Uma linha de ônibus circular liga as duas cidades, assim como vários táxis (em sua maioria informais).

A cidade é divida em 8 bairros: Centro, Baixada, Guarita, Gameleira, Pantanal 1, Pantanal 2, Bairro das Nações e Planalto.

 

Centro

O centro econômico da cidade, propriamente dito, onde se concentra a maioria do comércio local, dos poderes públicos e a Av. Dr. João de Souza Lima, paralela a BR-116.

Já foi palco do “Festival da Carne de Sol” em outras épocas, onde havia festas, brinquedos e jogos esportivos.

 

Baixada

É o bairro que dá acesso ao Rio Suassuí Grande e ao Distrito de Bom Jesus do Prata. É o palco de umas das festas mais tradicionais da cidade, a “Feira da Amizade”, onde os moradores locais, colocam suas barraquinhas. Na Baixada também se encontra o Campo da Baixada, que é um local onde disputam vários torneios, com os times das comunidades rurais e outros.

 

Guarita

Guarita é um quieto bairro de Frei Inocêncio e o ponto extremo da cidade e juntamente com o centro constitui-se nos dois melhores bairros para se morar na cidade além, é claro, de nos separar de Mathias Lobato, ou a popular Vila, como os locais chamam.

 

Pantanal 1

Doado pelo ex-prefeito Dr. José Geraldo de Mattos Bicalho, é um bairro um pouco antigo, com várias casas e vários moradores. Alcançou recente notoriedade na mídia local pela liberação de um novo loteamento por um prefeito de um mandato anterior, que optou por fazê-lo por ser ali o local mais propício para construção de moradias.

 

Pantanal 2

Considerado por muitos como uma extensão do bairro Pantanal 1, também conta com igrejas, hospital, bares, etc… e a Escolinha do Picapau. Em Pantanal 2 se encontra o Campo do Pantanal, que agora conta com uma Praça muito bem feita pelo então prefeito Dr. Geraldo Bicalho. Também doado pelo ex-prefeito Dr. José Geraldo de Mattos Bicalho.

 

Bairro das Nações

Doado pelo ex-prefeito José Eduardo, infelizmente é uma área que não deveria ter sido loteada, devido já ter sido área de brejo e muito próximo ao Rio Suassuí.

 

Bairro Gameleira

Bairro na saída para os distritos de Tabocal e Brasilândia, um bairro relativamente novo, onde se situa a subestação da CEMIG. Doado pelo ex-prefeito Oliver Madeira Bicalho

 

Bairro Planalto

Bairro na parte alta da cidade, com vista panorâmica das montanhas de cercam a cidade, doado a população pelo ex-prefeito Oliver Madeira Bicalho.

 

 

 

 

Outras Notícias

  • O Carnaval é uma das festas populares mais conhecidas no mundo ocidental, sendo a maior festividade do Brasil. Sua origem remonta à Idade Média e tem associação direta com o cristianismo. O Carnaval chegou ao Brasil, durante o período colonial, caracterizado por diversas brincadeiras, como o entrudo. Ao longo do século XX, uma série de ritmos e danças passaram a […]

  • Que este novo ano seja uma jornada de reflexão e crescimento, onde possamos aprender com as experiências passadas e construir um futuro cheio de esperança e oportunidades. Que a prosperidade e a abundância acompanhem cada passo que você der em 2024 e que este ano seja repleto de realizações e sucesso em todos os aspectos […]

Leitor de página Pressione Enter para ler o conteúdo da página em voz alta Pressione Enter para pausar ou reiniciar a leitura do conteúdo da página em voz alta Pressione Enter para parar de ler o conteúdo da página em voz alta Screen Reader Support